O
convento, o Diabo e as possessões, e a figura da bruxa, são importantes
elementos que, juntamente, formam um círculo de repressão à mulher, diretamente
ligados: o Diabo é responsável pelas tentações, por possuir a mulher, que se
torna perversa, bruxa, e então é devidamente condenada ao Convento. Tanto no
século XIX, no contexto do Dictionary of Witchcraft, quanto no século XX, no
contexto da Ditadura Militar em Novas Cartas Portuguesas, a mulher tem sua
sexualidade, intelectualidade e poder de escolha reprimidos, baseado em regras
tanto sociais quanto religiosas, que definem desde o nascimento o seu destino e
o seu papel na sociedade, a qual ela não pode fugir. Mas, ao contrário do
Dictionary of Witchcraft, que buscava apenas relatar essas crenças e
superstições, revelando a crueldade de um tempo em relação à mulher, Novas
Cartas Portuguesas é um grito de revolta e, ao mesmo tempo, dá luz a várias
questões que vinham sendo encobertas, como o papel da mulher na sociedade, o
seu constante sofrimento e a importância do feminismo.
Blog criado com o intuito de discutir a figura do feminino em Novas Cartas portuguesas, das Três Marias, em relação ao paralelo traçado com a obra Dictionary of Witchcraft, obra de Collin de Plancy.
segunda-feira, 10 de abril de 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Novas Cartas Portuguesas e Dictionnaire Infernal
Novas Cartas Portuguesas , de Maria Isabel Barreno , Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa , as três Marias, é de 1974, mas traz um...
-
Dictionary of Witchcraft , com o título original de Dictionnaire Infernal , e Dicionário Infernal , em português, é um livro escrito por ...
-
O Diabo adquire diferentes conotações: ora como aquele que entra no quarto das moças, para tentá-las e levá-las ao pecado, ora como o r...
-
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7BnxL7CbwG4
Nenhum comentário:
Postar um comentário